Header Ads

Vereadores apresentam propostas para o plano diretor de turismo em reunião


Leia texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Câmara:

Os vereadores de Araçatuba participaram de uma reunião, no final da tarde de quarta-feira (17/11), com o consultor de turismo Carlos Leal Rodrigues, da Leal Consultores Associados. A consultoria, contratada pelo município para revisar o plano diretor de turismo para os próximos três anos, ouviu sugestões e propostas dos parlamentares.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu (PSDB), os vereadores Maurício Bem Estar (PP), Wesley da Dialogue (Podemos), Nelsinho Bombeiro (PV), Coronel Guimarães (PSL) e Arnaldinho (Cidadania) e as vereadoras Cristina Munhoz (PSL) e Regininha (Avante).


A atualização do plano diretor de turismo busca orientar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística e aumentar a visibilidade da cidade, atraindo novos turistas.

Na reunião, o consultor Carlos Leal Rodrigues expôs para os parlamentares que toda cidade tem um diferencial, com potencial para se organizar e explorar o turismo da melhor forma possível.

“A cada três anos, de acordo com a lei estadual 1.261/2015, que rege as instâncias e os municípios de interesse turístico, as cidades precisam revisar o plano diretor, promovendo uma verificação no que foi feito e no que ainda precisa ser feito para o município se desenvolver ainda mais no turismo”, destacou.

Doze encontros temáticos foram feitos com segmentos de hotéis, artesanato, restaurantes, produtores rurais, assessores municipais, vereadores e conselhos de turismo.

As contribuições serão incorporadas ao plano, que dá as diretrizes para o turismo local. Está prevista uma audiência pública sobre o tema e o texto final será encaminhado pelo Executivo para análise dos vereadores na Câmara.


SUGESTÕES
Os parlamentares comentaram sobre os pontos fortes e fracos da cidade. O vereador Arnaldinho destacou a importância das reuniões do Conselho Municipal de Turismo e da divulgação da ideia do que é o turismo. O vereador Wesley da Dialogue comentou casos de espaços públicos que precisam voltar a ser um atrativo turístico no município, citando o Zoológico Municipal e a Prainha Municipal, além da promoção do turismo rural nos bairros rural da Prata e da Água Limpa.

A vereadora Cristina Munhoz citou a necessidade de um parque aquático turístico. A vereadora Regininha mencionou as potencialidades do bairro rural de Engenheiro Taveira, ao citar o trabalho das mulheres rendeiras, a produção de doces caseiros e a história do bairro.


Os vereadores Nelsinho Bombeiro (PV) e Coronel Guimarães (PSL) debateram o papel e desafios do poder público e da iniciativa privada na criação e na manutenção de ambiente favorável ao turismo.

O vereador Dr. Alceu citou a cidade como capital do paramotor e o vereador Maurício Bem Estar trouxe um comentário sobre o crescimento da rede hoteleira local. Parcerias e envolvimento do setor empresarial para promover o turismo também foram debatidos.


“Nós recebemos o consultor turístico e achei proveitosa a reunião. Araçatuba tem grande potencial turístico a ser utilizado. O plano deve ser votado pela Câmara”, disse o presidente do Legislativo, vereador Dr. Alceu.

Texto: Carlos Demarchi
Fotos: Angelo Cardoso - 17/11/2021
Assessoria de Comunicação da Câmara

Tecnologia do Blogger.