Header Ads

Dr. Alceu sugere venda de imóveis públicos para investir em ruas e praças


Leia, na íntegra, entrevista ao jornal Folha da Região publicada em 06/06/2021

O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Alceu, sugeriu ao prefeito Dilador Borges que venda terrenos e prédios públicos que estão sem utilidade para arrecadar dinheiro e investir em infraestrutura. A verba seria utilizada exclusivamente para arrumar praças e recuperar ruas danificadas.

A ideia surgiu durante conversa com o chefe do Executivo sobre as várias obras que a administração vem realizado pela cidade desde o primeiro mandato. Dr. Alceu lembrou que o asfalto vem sendo reparado em vários bairros, mas muitas praças estão feias. "É a mesma coisa de o senhor colocar uma roupa bonita, mas um sapato sem engraxar. Precisa arrumar tudo", brincou.

Em resposta, Dilador perguntou ao vereador como arrumar o dinheiro. "Eu disse a ele que há muito imóveis públicos sem utilização. Na avenida João Arruda Brasil, por exemplo, foram cedidos vários terrenos na época do então prefeito Jorge Maluly Netto, mas há entidades beneficiadas que não construíram nada. Poderíamos vender todos e aplicar em infraestrutura.

Segundo Dr. Alceu, Dilador gostou muito da ideia e determinou que sejam tomadas providências para que a proposta se torne realidade. Além dos terrenos e prédios públicos sem utilização, é possível transferir secretarias para outros locais menos valorizados e vender a área atual.

Dr. Alceu argumenta que quem comprar o terreno ou imóvel que está abandonado atualmente poderá construir algo que vai valorizar mais o bairro, aumentando a arrecadação de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Além disso, o dinheiro arrecadado com as vendas vai beneficiar a própria população.

MERCADÃO
Outro local que a Prefeitura poderia investir é o Mercadão Municipal, acredita o presidente da Câmara. Dr. Alceu lembra que ali já foi um centro de compras muito movimentado, fazendo parte da história de Araçatuba. O vereador visitou o prédio recentemente e conversou com os poucos comerciantes que ainda atuam ali. Restaram muitos espaços vazios.

"Uma das propostas da administração do prefeito Dilador Borges seria revitalizar aquele local. Mas até hoje nada foi feito e a população sempre nos pergunta a respeito. Como vereador, é nossa função acompanhar esses casos e indagar o poder público sobre o uma solução. Afinal, há algum projeto concreto para o Mercadão Municipal?", pergunta.

Dr. Alceu foi informado por Dilador que aquele prédio não é mais 100% público. Várias partes foram vendidas em gestões anteriores. "Este é o real motivo de a atual administração municipal não poder investir ali, pois estaria contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal", constatou o parlamentar.

Mas o projeto de revitalização não foi abandonado, garante Dr. Alceu. "Conversamos a respeito com o prefeito, que está fazendo um estudo para que o espaço volte a ser totalmente do município. Assim, seria possível investir em melhorias, criando uma finalidade cultural, como feiras ou eventos de grande porte", afirmou. "Nosso gabinete vai acompanhar o caso e, sempre que possível, informar a população sobre todos os passos para que uma área tradicional de nossa cidade volte a nos encher de orgulho."

Foto: Assessoria do vereador Dr. Alceu - 31/05/2021

Tecnologia do Blogger.