Header Ads

Loja Maçônica Tupy é homenageada pelos 100 anos de fundação

A Câmara de Araçatuba concedeu, nesta quinta-feira (30/7), o Diploma de Honra ao Mérito à Loja Maçônica Tupy em comemoração aos 100 anos da instituição no município. A sessão solene virtual foi transmitida pela TV Câmara e redes sociais.

A honraria surgiu de um projeto de decreto legislativo assinado pelos vereadores Dr. Alceu (PSDB) e Tieza (PSDB) e busca reconhecer os relevantes serviços prestados ao município. A maçonaria é uma sociedade filantrópica, filosófica e educativa que busca soluções para os grandes problemas da humanidade.

Durante a solenidade, foram exibidos depoimentos de dezenas de participantes da história da Loja Maçônica Tupy, incluindo veneráveis mestres da organização.


DECLARAÇÕES
“A Loja Maçônica Tupy é a instituição com mais tempo de atividade no município e muitos maçons que dela participaram contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, mencionou Dr. Alceu, um dos autores da homenagem.

“É uma organização que faz parte da minha vida, sendo uma honra presidir esta sessão solene virtual. Araçatuba tinha apenas doze anos quando a loja maçônica foi criada”, lembrou Tieza, também autora.

A honraria será encaminhada ao presidente da Loja Maçônica e venerável mestre, Claudenil Luiz de Almeida, que participou da sessão solene virtual. “Sou muito grato a Deus por tudo. Continuo sendo aprendiz nessa organização da qual participo e que aumentou a minha sensibilidade e solidariedade”, declarou.


Na sala virtual da sessão, também estiveram presentes o prefeito Dilador Borges (PSDB) e representantes do conselho de veneráveis e de clubes de serviços.

A Loja Maçônica Tupy surgiu em 29 de janeiro de 1920, em um imóvel localizado na esquina das ruas Duque de Caxias e Rangel Pestana. O primeiro presidente foi João Ferreira.

Texto: Carlos Demarchi
Foto: Angelo Cardoso - 30/07/2021
Assessoria de Comunicação da Câmara


HISTÓRICO
A sessão da fundação da augusta e respeitável Loja Maçônica Tupy foi realizada no dia 29 de janeiro de 1920, quinta-feira, às 20 horas, no imóvel localizado na confluência das ruas Duque de Caxias e Rangel Pestana, na cidade de Araçatuba, município e comarca de Penápolis.

A Maçonaria é uma sociedade discreta, educativa e filantrópica, destinada a reunir homens de boa vontade que se proponham a debater e equacionar os grandes problemas da humanidade, do seu tempo, de sua Pátria e de sua comunidade, lutando pela realização das soluções. Cultua valores básicos e imutáveis como a existência de um princípio Criador, a filosofia liberal, o patriotismo, a liberdade de pensamento e a intangibilidade da família.Ela tem por objeto a indagação da verdade, o estudo da moral e a prática da solidariedade, trabalhando pelo melhoramento moral e material e pelo aperfeiçoamento intelectual e social da Humanidade.

Sua divisa é a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Seus princípios são a Tolerância, o Respeito Mútuo e a Liberdade Absoluta de Consciência. É uma Ordem de Comunhão Universal de Homens Livres e de Bons Costumes, de qualquer nacionalidade, credo ou raça, todos congregados em Lojas.
Tecnologia do Blogger.