Header Ads

Dr. Alceu comenta lei que criou semana para conscientizar sobre depressão infantil

Há quase um ano, foi sancionada em Araçatuba a Lei Municipal 8.196/2019, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização da Depressão na Infância e na Adolescência. A lei surgiu de uma proposta do vereador Dr. Alceu (PSDB), que usou parte do tempo do Pequeno Expediente da 13ª sessão ordinária para comentar a relevância da proposição.

O texto da lei estabelece a segunda semana do mês de maio para celebrar a data, com eventos educativos, divulgação nos meios de comunicação e ações para conscientizar a população sobre a doença e formas de tratamento.

De acordo com o parlamentar, a pandemia de coronavírus frustrou a realização de ações educativas programadas para a semana. “A lei estabelece esta semana de conscientização, que seria entre os dias 11 e 17 de maio. Nós tínhamos providenciado algumas palestras e alguns movimentos em torno desta questão nesta semana, mas tendo em vista o isolamento, não vai ser possível fazer a programação”, destacou.

O parlamentar ainda apresentou na sessão depoimentos de psicólogos, educadores e religiosos sobre a questão. Os profissionais comentaram a necessidade de discutir os sinais da depressão junto aos pais e unidades escolares.

"FLEXIBILIZAÇÃO COM SEGURANÇA"
Sobre a quarentena, Dr. Alceu chamou a atenção para casos de aglomeração de pessoas em filas de bancos e casas lotéricas durante o período de isolamento. Na opinião do vereador, o setor de comércio tem sofrido com a pandemia, sendo necessário pensar na volta ao trabalho com fiscalização e medidas de segurança.

“Penso que se houvesse uma fiscalização, ou seja, com todo mundo no trabalho, mas com uma fiscalização dos órgãos de segurança, as pessoas poderiam trabalhar, usando máscara e tendo os cuidados de distanciamento. Tenho recebido muitas reclamações de comerciantes”, lamentou.

Texto: Carlos Demarchi
Foto: Angelo Cardoso
Assessoria de Comunicação da Câmara

Tecnologia do Blogger.