Header Ads

Araçatuba passa a comemorar oficialmente o Dia do Demolay

De autoria do vereador Dr. Alceu (PV) e da vereadora licenciada Tieza (PSDB), foi aprovado pelo plenário da Câmara, no último dia 3, projeto de lei que institui o Dia Municipal do Demolay, a ser comemorado anualmente em 18 de março.
A vereadora licenciada Tieza e demolays acompanharam a sessão

JUSTIFICATIVA
A Ordem Demolay, fundada em 18 de março de 1919, por Frank Sherman Land, nos Estados Unidos da América, é uma sociedade discreta, formada por jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos incompletos, com objetivo de formar cidadãos conscientes e líderes para um futuro próximo, enfatizando sempre 7 virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Cumpre frisar que a referida Ordem passou por uma grande expansão no século passado, tomando proporções gigantescas. Formou grandes homens, alguns, inclusive, com grandes atuações na história, como o ex-presidente americano Bill Clinton e o criador da Disney, Walt Disney.

Em 1985, a Ordem foi trazida para o Brasil por conta dos esforços do maçom Alberto Mansur, sendo que no ano de 1988 chegou em Araçatuba, graças ao empenho da Loja Maçônica Moderna.

Em 7 de abril de 1988, foi fundado o Capítulo Mocidade Araçatubense n.º 87, uma das células mais antigas da Ordem Demolay no Estado de São Paulo. Após, no ano de 1989, o Capítulo foi instalado no antigo teatro da Praça São João, com a presença de diversas autoridades, como o próprio fundador da Ordem, Alberto Mansur, e a Prefeita Germínia.

Informa-se que a Ordem Demolay trouxe para nossa cidade ricos ensinamentos, formando cidadãos conscientes. Pelo Capítulo, já passaram cerca de 300 jovens e no próximo ano completa 30 anos em funcionamento, agora sob os cuidados das Lojas Maçônicas Tupy e Unitas.

Durante esse período, diversas ações foram realizadas, o que tornou o Capítulo referência na cidade e no Brasil. Cerca de 40 toneladas de alimentos já foram arrecadadas na campanha Arrastão da Solidariedade, que ocorre desde 2012. A partir desse mesmo ano, no mês de dezembro, é realizado o Natal Solidário, levando brinquedos, alimentos e muita alegria para as crianças. Além disso, outras ações podem ser citadas, como o Mc Dia Feliz, visitas em asilos e orfanatos, plantio de mudas de árvores, entre outras.
Tecnologia do Blogger.