Header Ads

"Histórias de Araçatuba" é tema de reportagem na Folha da Região

Escombros do que foi uma movimentada lanchonete no Country

Nossa série de vídeos sobre as "Histórias de Araçatuba" foi tema de reportagem deste domingo (07/11) do jornal Folha da Região. Como dissemos na matéria, o projeto é a realização de um sonho antigo.

Abaixo, a reportagem na íntegra:


Vereador usa redes sociais para contar a história de Araçatuba

Que as redes sociais são a forma rápida de o político entrar em contato com os eleitores, todo mundo já percebeu. Basta um celular conectado à internet para que a informação chegue rapidamente aos seguidores.

Em Araçatuba, a situação não é diferente. O próprio prefeito Dilador Borges e a grande maioria dos vereadores recorrem a fotos, lives e vídeos para mostrar uma conquista, apontar um problema e até comemorar a solução.

Mas um parlamentar se destaca atualmente, por ir mais a fundo nesses recursos digitais. Em seu segundo mandato, Alceu Batista de Almeida Júnior, ou Dr. Alceu, como é mais conhecido por seu trabalho há mais de 30 anos na advocacia, decidiu contar a história de Araçatuba em vídeos curtos, mostrando ao próprio araçatubense, de forma bem didática, como sua cidade foi construída e moldada.

Vagão de passageiros em exposição na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade)

Para Dr. Alceu, gravar a série "Histórias de Araçatuba", produzida por seu gabinete, é a realização de um projeto antigo. O vereador já é um dos administradores de um grupo no Facebook, chamado "Memórias de Araçatuba", que conta com mais de 47 mil membros. E ali compartilha as centenas de fotos antigas que coleciona.

Alceu é um contador de histórias nato. São poucos os amigos que ainda não ouviram passagens sobre Araçatuba, com trechos sobre as famílias fundadoras e tradicionais. Além disso, o vereador toca violão e canta, sendo uma das atrações em qualquer festa. Essas "apresentações" gravadas também são usadas nas redes sociais, em seu canal no Tiktok.

O projeto "Histórias de Araçatuba" tem quatro episódios até o momento. No primeiro, Dr. Alceu contou como os trilhos foram importantes na fundação da cidade, mostrando onde foi a primeira estação ferroviária e visitando o que restou de vagões e maria-fumaça, hoje relíquias em exposição.

O segundo episódio mostra que a praça Diogo Júnior, no bairro Santana, foi fundada após uma tragédia: a morte do cartorário Manuel Martins Diogo Júnior, após uma manobra em seu avião particular.

Ainda sobre aviação, o terceiro episódio conta a história do primeiro aeroporto de Araçatuba, chamado de "Franklin Delano Roosevelt", construído também no Santana, onde hoje estão instalados o 2º Batalhão, a 1ª Companhia da Polícia Militar, a sede da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e a antiga casa de danças Hangar.

O antigo Araçatuba Country Club, que atraiu tantos visitantes de toda a região entre as décadas de 1960 e 1990, é o tema do quarto episódio da série. Dr. Alceu visitou as ruínas do local, revivendo bons momentos da infância de muita gente.

Primeiro episódio da série falou sobre a importância dos trilhos para Araçatuba

Para Dr. Alceu, os vídeos curtos são uma forma de mostrar personagens e locais importantes de Araçatuba, ensinando as novas gerações. "A função de um vereador é fiscalizar e criar leis que beneficiem a população. Mas, como representante do povo, é também sua obrigação manter viva nossas origens, para que as pessoas conheçam araçatubenses importantes que ajudaram a transformar a cidade em uma sede de região", afirma. "É quem não gosta de uma boa história?"

SERVIÇO
Os vídeos do projeto "Histórias de Araçatuba" podem ser acessados no site www.dralceu.com.br. Os episódios são publicados, geralmente, aos domingos.

Fotos: Assessoria do vereador Dr. Alceu

Tecnologia do Blogger.