Header Ads

Parlamento Regional forma comissão para combate ao desemprego

Membros do Parlamento exibem a Bandeira de Lourdes após sessão na Câmara Municipal

O Parlamento Regional de Araçatuba criou a primeira comissão permanente durante sua segunda sessão ordinária do ano, realizada na manhã desta sexta-feira (30/06/2023), na Câmara Municipal de Lourdes. E será dedicada a um tema que afeta todas as 20 cidades do Aglomerado Urbano: o desemprego.

A Comissão de Trabalho e Políticas de Emprego pretende discutir formas de atrair novas empresas, entender as necessidades de mão de obra dos empregadores e conseguir meios para que os trabalhadores possam se qualificar melhor.


O primeiro passo será a criação de uma comissão em cada cidade dos vereadores integrantes do Parlamento. Assim, cada Câmara poderá fazer o levantamento das necessidades do próprio município. Na sequência, com esses dados em mãos, a comissão permanente do Parlamento terá condições de agir de forma regional.


SANTA CASA
A situação financeira da Santa Casa de Araçatuba, que é responsável por atender 40 cidades da região com procedimentos de média e alta complexidade, voltou a entrar na pauta. O Parlamento Regional já havia feito reunião com a diretoria do hospital para saber detalhes do problema e se oferecer para ajudar politicamente.

Depois, uma comissão discutiu o assunto com o diretor do DRS 2 (Departamento Regional de Saúde), Francisco Carlos Parra Bassalobre, no dia 30 de março, para saber como o governo do Estado poderia ajudar. Na época, Bassalobre afirmou que tentava resolver a situação em conversas com a Secretaria Estadual da Saúde.


Na sessão desta sexta-feira, o Parlamento decidiu enviar ofício a Bassalobre para saber quais medidas foram tomadas. Dependendo da resposta, os vereadores podem agendar reunião com o próprio secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, ou até com o governador Tarcísio de Freitas.


PARTICIPAÇÃO
Responsável por 20 municípios, o Parlamento Regional conta hoje com a participação ativa apenas de representantes das cidades de Araçatuba, Birigui, Guararapes, Turiúba, Buritama, Coroados, Brejo Alegre e Lourdes. Mais uma vez, os vereadores discutiram propostas para conseguir aumentar o número de membros em cada reunião.

A segunda sessão ordinária do Parlamento Regional foi presidida pelo vereador Dr. Alceu (Araçatuba). A mesa diretora também foi composta pelo primeiro-vice-presidente André Luiz Marques da Silva, o Du (Brejo Alegre), o secretário-geral Cesinha Pantarotto (Birigui) e o presidente da Câmara de Lourdes, o vereador Lindo.

Ainda da diretoria, participaram o segundo-vice-presidente do Parlamento, Antônio José de Oliveira Júnior, o Tonhão da Editora (Buritama), o quarto-vice-presidente, Ronaldo Maestá (Coroados) e o segundo-secretário Edi Carlos Silva Lopes, o Joinha (Lourdes). Também estiveram presentes os vereadores Nelsinho Bombeiro (Araçatuba), Joãozinho Perez (Buritama) e César Augusto Jost Ferreira Filho (Coroados). A assessora Tayane Contel representou o vereador Everaldo Santelli (Birigui).

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria do vereador Dr. Alceu - 30/06/2023
Tecnologia do Blogger.