Header Ads

Centro comunitário do Porto Real abriga projetos sociais e até médico da família

Mesmo precisando de reforma, o centro comunitário do bairro Porto Real cumpre seu papel, servindo de ponto de encontro para a comunidade e abrigando projetos sociais e de lazer. A associação de moradores é presidida por Andrea Cláudia Andrade de Landin, que promove vários eventos para manter o espaço, um dos maiores de Araçatuba.

Visitei o centro comunitário no último dia 29 de março, junto com os vereadores Arnaldinho e Nelsinho Bombeiro. A área, na rua João Ferreira dos Santos, 821, entre as ruas Juares Neres, Pedro Moreno e Aristides Borin, ocupa um quarteirão. Além da sede, equipada com banheiros, salas e cozinha, existem quadra de areia, campo de futebol, playground e equipamentos de ginástica ao ar livre.


Segundo Andrea, o prédio precisaria de uma pintura nova. Faltam telhas. Os brinquedos e aparelhos de ginástica nunca receberam qualquer manutenção.

O piso de cimento da área externa também precisaria de reparos, pois é utilizado pela Escola de Capoeira Raça Unida, projeto social cujos alunos já receberam medalhas em vários campeonatos.

O centro comunitário também abriga o curso de pintura do projeto "Mão amiga" e diversos eventos, principalmente no Dia das Crianças. A população conta ainda com médico da família uma vez por mês.


DÉCIMO SÉTIMO
Esse foi o 17º centro comunitário que a comissão de vereadores visitou. Além do Porto Real, estivemos nos bairros Pinheiros, Elias Stefan, Ivo Tozzi, Hilda Mandarino, Umuarama, Vicente Grosso, Taane Andraus, Nossa Senhora Aparecida, Monterrey, Manoel Pires, Villela, Turrini, Atlântico, Ezequiel Barbosa, Pedro Perri e Guanabara.

Por lei, os centros comunitários devem ser mantidos pela própria comunidade, sem a intervenção da Prefeitura. Por isso, a manutenção desses espaços fica muito difícil. A ideia da comissão é a criação de um projeto de lei, propondo uma parceria com o Poder Público.

As comissões da Câmara fazem parte das atribuições dos vereadores, que não recebem qualquer subsídio a mais para o trabalho.
Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria do vereador Dr. Alceu - 29/03/2023
Tecnologia do Blogger.