Header Ads

Grande Oriente de SP, das Lojas Maçônicas, vai receber Diploma de Honra ao Mérito; assista


A Câmara de Araçatuba aprovou, na sessão de segunda-feira (25/04/2022), projeto do vereador Dr. Alceu que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Gosp (Grande Oriente de São Paulo), das Lojas Maçônicas, em comemoração aos seus 100 anos, e pelos relevantes serviços prestados ao município.

A instituição, destaca o parlamentar, teve presença marcante na história do Estado, participando de diversos momentos relevantes, como a Revolução Constitucionalista de 1932, no qual membros lutaram para defender os ideais democráticos e constitucionais.


Fotos: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara - 25/04/2022


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 2, DE 2022

“Concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Grande Oriente de São Paulo, em comemoração aos seus 100 anos de fundação e pelos relevantes serviços prestados ao Município”

A CÂMARA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA DECRETA:

Art. 1.º Fica concedido o Diploma de Honra ao Mérito ao Grande Oriente de São Paulo, em comemoração aos seus 100 anos e pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Art. 2.º A honraria a que se refere o artigo anterior será entregue em Sessão Solene, especialmente convocada após entendimento entre o homenageado e a Mesa Diretora.

Art. 3.º As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verbas orçamentárias próprias.

Art. 4.º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, 15 de março de 2022

DR. ALCEU
VEREADOR – PSDB



HISTÓRICO
Fundado em 29 de julho de 1921, por grande parte das Lojas Maçônicas do Estado de São Paulo, o Gosp (Grande Oriente de São Paulo) é a instituição maçônica mais antiga presente no Estado de São Paulo.

Ao longo de seus 100 anos ininterruptos de funcionamento, o Gosp, como é conhecido, teve presença marcante na história do Estado de São Paulo, com suas lojas maçônicas jurisdicionadas, participando de diversos momentos históricos marcantes, como a Revolução Constitucionalista de 1932, no qual membros de Lojas Maçônicas lutaram para defender os ideais democráticos e constitucionais.

Inúmeras foram as ações empreendidas, fomentadas ou nas quais a participação de Maçons do Grande Oriente de São Paulo foi decisiva, mas quem sabe a menos aludida pela história tenha sido a participação de inúmeros Maçons na construção progressiva da Sociedade Paulista. Atualmente, o Gosp conta com mais de 362 lojas em todo o Estado, e com mais de 8.000 obreiros.
Tecnologia do Blogger.