Header Ads

Dr. Alceu visita antiga estação ferroviária de Engenheiro Taveira


O bairro Engenheiro Taveira, assim como a própria história de Araçatuba, começou a partir da linha férrea. Em 1927, foi construído naquele local um posto que se chamava Estação Potiguara.


Em 1931, o posto passou a se chamar Engenheiro Taveira, em homenagem a um engenheiro da Linha Noroeste, que na época trabalhou na construção da estação.

Em 1941, a Estação de Engenheiro Taveira passou a fazer parte do ramal de Lussanvira, que foi desativada em 1961. E em 1988 a estação já estava ocupada por lavradores de cana, como moradia. A estação ainda existe, mas como moradia.


No último dia 8, visitamos o bairro e estivemos na antiga estação. A moradora, muito gentil, nos autorizou a tirar uma foto na frente do imóvel histórico.


TESTEMUNHA DA HISTÓRIA
Esta árvore magnífica, na foto acima, fica ao lado de uma residência construída em 1927, que foi uma estação da linha férrea e deu origem ao bairro Engenheiro Taveira. Impossível não apreciá-la, pois é uma testemunha da história de nossa cidade. Vendo esta foto, um amigo especialista em árvores acredita que seja uma paineira-rosa, de uns 80 anos de idade. Imponente e linda!

Fotos: Assessoria do vereador Dr. Alceu - 08/02/2022

Tecnologia do Blogger.