Header Ads

Câmara acompanha inauguração do primeiro secador solar de lodo do Brasil


Leia reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação da Câmara:

O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Alceu (PSDB), acompanhou, na tarde desta sexta-feira (10/12), a inauguração do primeiro secador solar de lodo do Brasil. O equipamento fica na ETE Baguaçu e foi inaugurado pela GS Inima Samar e Prefeitura de Araçatuba.


Construída em uma área de 7 mil metros quadrados, a estrutura de vidro funciona como uma estufa que evapora a umidade e faz com que o resíduo final do tratamento de esgoto saia com 95% de volume sólido e sem organismos que possam causar doenças.


O secador é totalmente automatizado, sendo composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia, misturando o lodo e fazendo a remoção do material já seco. Anteriormente, esse volume era enviado para aterros sanitários, com 80% de água e apenas 20% de sólidos tratados. A estrutura começou a ser construída em 2019 e os investimentos são de R$15 milhões.

“É uma iniciativa de grande importância ambiental e que coloca Araçatuba na frente, por ser o primeiro secador solar de lodo do país”, comentou o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu.


Também estiveram no evento o prefeito Dilador Borges (PSDB), a vice-prefeita Edna Flor, o diretor técnico da GS Inima Samar Eduardo Caldeira e o CEO da GS Inima Paulo Roberto de Oliveira.

Texto: Carlos Demarchi
Foto: Angelo Cardoso - 10/12/2021
Assessoria de Comunicação da Câmara

Tecnologia do Blogger.