Header Ads

Eleito presidente, Dr. Alceu diz que Câmara será do povo


Leia reportagem publicada pela Folha da Região:

Com dez votos, o vereador Alceu Batista de Almeida Júnior (PSDB), o Dr. Alceu, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Araçatuba em sessão realizada na sexta-feira (01/01). O mandato é de dois anos. Em entrevista exclusiva à Folha da Região, ele falou sobre este novo desafio, parabenizou os vereadores eleitos e recém-empossados e deixou claro que o Legislativo pretende ter uma relação de harmonia, porém independente, como o governo Dilador Borges, que é do seu partido.

A mesa diretora da Câmara terá, ainda, o vereador mais votado em novembro, Maurício Bem Estar (PP), no cargo de vice-presidente. O primeiro-secretário será o Coronel Guimarães (PSL). Nelsinho Bombeiro (PV) será o segundo-secretário. “A nossa cidade precisa avançar mais e se depender de nós faremos de tudo para que isso seja realidade”, disse Alceu, ao definir qual será o papel do Legislativo.

Dr. Alceu foi eleito com os votos de Wesley Monea (Podemos), Regina Lourenço (Avante), Nelson Marques Filho (PV), Maurício Rufino (PP), Manoel Guimarães (PSL), Evandro Molina (PP), Arnaldinho (Cidadania), Cristina Munhoz (PSL), Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), além do próprio vereador eleito presidente da Mesa.

Dr. Alceu nasceu em 14 de julho de 1963, na cidade de Araçatuba (SP). Casado com Regina Célia Ferraz Batista, é pai de dois filhos: Raphael e Gabriel. Cursou o ensino fundamental na escola Cristiano Olsen e o ensino médio no Colégio Objetivo. Formou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, em 1988. Ingressou na Câmara Municipal de Araçatuba em 2017. No biênio 2019-2020, fez parte da Mesa Diretora como 1º secretário. Foi eleito com 1.355 votos para o exercício do segundo mandato parlamentar consecutivo. Leia a entrevista:

Quais seus planos para o período de presidência na Câmara?
Espero realmente cumprir as expectativas da população que exige transparência, moralização e contenção de gastos. Meus planos para este biênio, em que estaremos à frente da Câmara, é conduzir a nossa Casa de Leis com prioridade à cidadania e ao bem-estar social, pensando no progresso de Araçatuba. Quero aproveitar para parabenizar todos os vereadores eleitos, dar as boas-vindas aos novos vereadores, em especial aos demais componentes da mesa diretora que certamente farão a diferença nesta legislatura.

O que o senhor acredita que foi fundamental para sua escolha como novo presidente da Câmara?
Acredito que o fundamental para a escolha da mesa diretora se deve principalmente ao desejo de mudanças e alternância, além do mesmo desejo para que tenhamos as mudanças esperadas. Fato que nos dá muito mais responsabilidade em nossas ações.

O que o senhor acha que pode colaborar com Araçatuba na presidência da Câmara?
A nossa nova mesa diretora pode contribuir muito para atingir as expectativas da população procurando fazer o que é melhor para a nossa cidade e fazendo com que nossas sessões da Câmara sejam mais ágeis em favor daquilo que realmente importa para todos.

Como será seu relacionamento com o Executivo?
O nosso relacionamento com o Executivo deverá ser de harmonia, pois a própria Constituição Federal diz que os poderes são independentes e harmônicos e assim deve ser para que possamos ter progresso. A nossa cidade precisa avançar mais e do que depender de nós faremos de tudo para que isso seja realidade.

Em todo o Brasil houve uma grande renovação no Legislativo. Como o senhor avalia este momento do eleitor?
Percebemos o recado dado nas urnas, que exigiu e conseguiu renovação nunca antes vista no cenário político. Essa é a prova de que o poder emana do povo e em seu nome é exercido. É um momento muito importante porque é um momento de reflexão, pois se estamos aqui por vontade popular precisamos saber que o eleitor mudou e exige que mudanças significativas sejam feitas. Não podemos esquecer que todo agente político saiu do meio da população e dela também faz parte.

O senhor acredita que as eleições municipais refletiram um sentimento de mudança que ainda reflete a eleição presidencial passada ou ela é indicadora do que está por vir?
Sem dúvida alguma as últimas eleições foram um marco na história da política nacional. É um movimento que se iniciou com as eleições presidenciais e que é indicadora de muita mudança que há de vir. O eleitor está mais consciente, mais exigente, atingindo a maturidade eleitoral. O antigo voto de contexto está com os dias contados. O eleitor sabe o que quer e vota com independência, que nos faz ser pessoas livres e de bons costumes.

Explique para nosso leitor, por favor, qual o papel de um vereador?
O vereador faz parte do Poder Legislativo. Discute e vota matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas de interesse da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo. O vereador tem o poder de ouvir o eleitor, propor e aprovar suas reivindicações de interesse público, além de fiscalizar e acompanhar o trabalho do executivo para garantir que realmente o interesse público está sendo respeitado. É a ligação entre o governo e o povo.

Foto: Angelo Cardoso - Assessoria de Comunicação da Câmara
Tecnologia do Blogger.