Header Ads

Dia do Engenheiro entra no calendário oficial de eventos em Araçatuba

O Dia Municipal do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro, passará a fazer parte do Calendário de Eventos de Araçatuba. A homenagem, de autoria do vereador Dr. Alceu, foi aprovada na sessão do último dia 5.

JUSTIFICATIVA
O projeto tem por objetivo homenagear e valorizar os profissionais da Engenharia, destacando a importância da profissão para o desenvolvimento de Araçatuba, visto que contribuem para a modernização e crescimento da cidade.

O engenheiro é um profissional que aplica os conhecimentos científicos e técnicos de engenharia, com base na matemática, e usa a criatividade para atuar na resolução de problemas técnicos. Os engenheiros são responsáveis por projetar materiais, estruturas, desenhar projetos técnicos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.

A palavra engenharia vem do latim, ingeniare, que significa "inventar". Assim muitos inventores, de certa forma, poderiam ser considerados engenheiros.

Desde a Revolução Industrial, passando pelo avanço da tecnologia, a profissão de engenheiro ganhou muito destaque. Inicialmente a principal formação em engenharia era a de engenheiro civil, que se tornou uma das profissões fundamentais do mundo moderno, atuando como responsável por novas construções e obras civis.

Porém com as novas demandas da sociedade, a necessidade de atuação dos engenheiros foi ampliada para a indústria metalúrgica, elétrica, aeronáutica, computação, química, meio ambiente, entre outras, que necessitam de mão de obra especializada para seu desenvolvimento e acabam por consolidar diversos ramos da Engenharia.

SANÇÃO
Sancionado pelo prefeito Dilador Borges, o projeto 208/2017 passou a vigorar como lei 8.040, de 06/03/2018.
Tecnologia do Blogger.