Header Ads

Museu ferroviário guarda um pedaço da história de Araçatuba

A história de Araçatuba está ligada aos trilhos da rede ferroviária. Foi justamente um vagão que marcou o início do município.

Na rua Quinze de Novembro ainda existe a Vila Ferroviária, formada por casas que eram utilizadas por engenheiros e funcionários. E é justamente em uma delas, na esquina com a rua Joaquim Nabuco, que funciona o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, uma das atrações turísticas de nossa cidade.

Visitar aquele espaço tão importante é fazer uma viagem ao passado, quando o trem era um dos principais meios de viagens para a maioria das pessoas. São cerca de 600 peças doadas pela família de Moisés, que foi funcionário da estrada de ferro NOB (Noroeste do Brasil).

Estive no museu na última sexta-feira (12/04/2024). A visita foi acompanhada pelo dirigente administrativo Aguinaldo Botelho, que me explicou detalhes das peças em exposição e sua importância na época. Destaque para um sino de locomotiva que fica logo na entrada e uma maquete que simula uma estrada de ferro com estações.

SERVIÇO
O Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues fica na esquina das ruas Quinze de Novembro e Joaquim Nabuco, no centro de Araçatuba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (18) 3637-3354.

Fotos: Zemarcos Taveira/Assessoria do vereador Dr. Alceu - 12/04/2024
Tecnologia do Blogger.