Header Ads

Dr. Alceu homenageia empresário Adelmo Scavassa com nome de rua; assista

A rua 2 do Residencial Costa Home vai se chamar Adelmo Scavassa. A homenagem a este grande empresário, de minha autoria, foi aprovada pela Câmara Municipal durante a sessão de segunda-feira (26/02/2024).

Trata-se de um cidadão que fez a diferença na vida da comunidade, deixou exemplos que inspiram sua família e contribuiu para o crescimento de nossa cidade.


A solenidade foi acompanhada, nas galerias, pela viúva Waldete e a filha Mariângela Borges. Adelmo conciliava a vida de professor na rede pública e comerciante. Até que decidiu se dedicar exclusivamente aos negócios, criando a rede “Supermercados 903”, que resultaria em cinco lojas pela cidade, gerando mais de 150 empregos.

Adelmo faleceu em 24 de agosto de 2007, com 75 anos de idade.

Mariângela, Dr. Alceu e Waldete logo após a aprovação do projeto de lei


AUTÓGRAFO N.º 14, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2024
“Denomina Adelmo Scavassa a Rua 02 do Residencial Costa Home”

(Projeto de Lei n.º 1/2024, do Vereador Dr. Alceu – PSDB)

A CÂMARA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA DECRETA:
Art. 1.º Fica denominada Adelmo Scavassa a Rua 02 do Residencial Costa Home.

Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA
O presente projeto de lei pretende homenagear postumamente o senhor Adelmo Scavassa, natural de Araçatuba, que foi um grande comerciante e que contribuiu para o crescimento da cidade.

HISTÓRICO:
ADELMO SCAVASSA, falecido no dia 24 de agosto de 2007, com 75 anos de idade. Aposentado, nasceu em Araçatuba no dia 03 de dezembro de 1931, era o primogênito dos 8 (oito) filhos de Antônio Scavassa e Adelaide Garcia Scavassa. Casou-se em 1959 com a Senhora Waldete Aparecida Spadotto Scavassa, com quem teve dois filhos: Mariângela Scavassa Borges e Hélder Scavassa. Morador antigo da Rua Guaianezes, n.º 300, Bairro São Vicente, Araçatuba/SP.

O pai de Adelmo, senhor Antônio Scavassa, também tem uma história de pioneirismo e empreendedorismo em nossa cidade; e desde garoto, Adelmo o acompanhava ao trabalho e observava com admiração a facilidade para o comércio, isso o inspirou a seguir os passos do pai, contudo, o estudo o levou além, e formou-se contador e professor.

Adelmo conciliava a vida de professor na rede pública e comerciante; em 1970 decidiu exonerar-se da educação e focar exclusivamente no comércio, em sociedade com seu pai e seus irmãos Ari e Antônio Francisco. O trabalho da família iniciou-se em 1967 com a “Mercearia 903”, situada na Rua Marcílio Dias, n.º 903.

Os negócios foram bem e o crescimento aconteceu como retorno do trabalho árduo e constante; assim em 1971 a empresa abriu sua primeira filial localizada na Rua Bolívia, dando origem à rede “Supermercados 903” que resultaria em cinco lojas pela cidade, gerando mais de 150 empregos, fomentando o comércio e contribuindo para o crescimento de nossa cidade, especialmente nos bairros Paraíso, São Vicente e adjacentes, a prestação de serviço à comunidade e ações filantrópicas também faziam parte dos pilares da empresa.

Além de grande comerciante, Adelmo Scavassa era um homem religioso, servia à Paróquia Imaculado Coração de Maria, onde administrava cursos preparatórios para noivos, participava de grupos de casais e ajudava com doações de alimentos aos mais necessitados.

A história vida de Adelmo está entrelaçada com a de sua família, pois todos trabalhavam nos supermercados, inclusive sua esposa, mas sem dúvida ele era o motor que fazia com que todos funcionassem, contagiando todos com positivismo e energia. Ele tinha um entusiasmo próprio pela vida, um espírito empreendedor e incansável disposição para o trabalho e para a família.

Trata-se de um cidadão que fez a diferença na vida da comunidade, deixou exemplos que inspiram sua família e contribuiu para o crescimento de nossa cidade.

SANÇÃO
Sancionado pelo prefeito Dilador Borges e publicado no Diário Oficial do Município em 08/03/2024, o projeto 01/2024 passou a vigorar como Lei 8.761, de 6 de março de 2024.
Tecnologia do Blogger.