Header Ads

Parlamento Regional de Araçatuba aprova regimento interno

Após reunião com quase cinco horas de duração, o Parlamento Regional de Araçatuba conseguiu concluir, na tarde desta sexta-feira (11/11/2022), a votação de seu regimento interno. Desta vez, a sessão, que contou com 11 vereadores, foi realizada na Câmara Municipal de Turiúba, cidade com cerca de 2 mil habitantes a 63,7 km de Araçatuba.

O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Alceu Batista de Almeida Júnior, o Dr. Alceu, que também presidente o Parlamento, comandou a reunião.

O presidente Legislativo de Turiúba, Márcio Batista de Carvalho, o Zinho, que é primeiro-secretário do Parlamento, também fez parte da mesa que dirigiu os trabalhos. Outros três vereadores da cidade estiveram presentes: o vice-presidente Clézio Gonçalves dos Santos, Edson Aparecido Vasconcelos e Márcio Batista de Carvalho.

A mesa diretora foi formada ainda pelo secretário-geral César Pantarotto Júnior, o Cesinha, de Birigui. O município também foi representado pelo vereador Benedito Dafé Gonçalves Filho, o Dafé.

A sessão contou também com o segundo-vice-presidente do Parlamento, Antônio José de Oliveira Júnior, o Tonhão da Editora, e João Luiz Perez Júnior, ambos de Buritama. Coroados foi representada pelos vereadores Gilmar Augusto Ferreira e Odirlei Vilas Boas Trindade. As assessoras Viviane Franzoe e Susana Catarino auxiliaram como secretárias.


AGLOMERADO
O Parlamento Regional é formado por 20 Câmara Municipais que fazem parte do Aglomerado Urbano de Araçatuba, nova divisão regional elaborada pelo governo do Estado. Sua função é representar os municípios em reivindicações ao poder público.

Como a região não conseguiu eleger deputados na última eleição, o grupo ganhou ainda mais força. A diretoria tomou posse em julho deste ano e, desde então, vem discutindo o regimento interno com os parlamentares que se interessam em fazer parte desta união.

A primeira reunião aconteceu, no dia 8 de agosto, em Brejo Alegre (a 42,5 km de Araçatuba), quando o regimento, com 146 artigos, começou a ser discutido. A reunião desta sexta-feira, em Turiúba, concluiu os trabalhos.


PRÓXIMOS PASSOS
"Ficamos muito satisfeitos em concluir esta parte burocrática para começarmos a trabalhar logo", avaliou Dr. Alceu. A primeira sessão oficial, com pauta e já seguindo o regimento, deve acontecer no início de dezembro, antes do recesso de fim de ano. Para reunir mais vereadores, o presidente do Parlamento Regional pretende visitar mais Câmara Municipais e mostrar sua importância.

O secretário-geral Cesinha ponderou que o grupo poderá fazer novas alterações no regimento futuramente. "Não é algo engessado. Pode ser melhorado. É um começo, para iniciarmos as sessões. A votação de hoje foi um marco", afirma. "Seremos fortes apenas se o Legislativo de nossa região estiver reunido. O ser humano precisa ver para crer”, acredita o vereador biriguiense. “Então, vamos começar a atuar, a conquistar benefícios. Então, naturalmente, novos vereadores serão atraídos para o Parlamento”.


Fotos: Assessoria do vereador Dr. Alceu - 11/11/2022
Tecnologia do Blogger.