Header Ads

Parlamento Regional de Araçatuba elege diretoria

O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Araçatuba elegeu sua diretoria, na manhã desta segunda-feira (23/05/2022), durante reunião on-line com a participação de presidentes de Câmaras e vereadores de 9 das 20 cidades integrantes. Agora, será marcada uma data para a posse e, depois, a criação de comissões, como saúde, segurança, meio ambiente, entre outras.

O presidente da Câmara de Araçatuba, Alceu Batista de Almeida Júnior, o Dr. Alceu, que vinha encabeçando o projeto, foi escolhido como presidente, por aclamação. São quatro vice-presidentes: André Luiz Marques da Silva, o Du (Brejo Alegre); Antônio José de Oliveira Júnior, o Tonhão da Editora (Buritama); Jefferson Weslley Bernardo, o Gê da Autoescola (Aracanguá); e Ronaldo Maestá (Coroados).

A diretoria é formada ainda pelo presidente da Câmara de Birigui, César Pantarotto Júnior, como secretário-geral. Cesinha também encabeça o projeto desde o início. Há ainda os cargos de primeiro-secretário, que será ocupado por Márcio Batista de Carvalho, o Zinho, (Turiúba), e segundo-secretário, por Edi Carlos Silva Lopes, o Joinha (Lourdes).

Dr. Alceu e Cesinha vêm mantendo contato, há semanas, com todos os presidentes das Câmaras do Aglomerado Urbano de Araçatuba para que participem do Parlamento Regional e convidem os outros vereadores. Mesmo assim, a adesão vem sendo baixa.

"Acredito que seja por desconhecimento da importância de unir forças para que nossa região tenha mais representatividade com o governo do Estado ao solicitar benefícios", avaliou Dr. Alceu. "Por isso, vamos visitar todas as cidades que ainda não participam e conversar com os vereadores."


NOVA REGIONALIZAÇÃO
Os Aglomerados Urbanos fazem parte da nova regionalização do Estado. Com a mudança, foram criadas mais regiões metropolitanas, além de São Paulo: Rio Preto, Piracicaba e Jundiaí. No caso de Araçatuba, cuja região era formada entre Penápolis até Castilho, na divisa com Mato Grosso do Sul, agora são 20 cidades; Penápolis e Andradina encabeçam outros blocos independentes.

O projeto do governo do Estado que cria esses novos aglomerados ainda deverá ser aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo), mas já vem sendo desenvolvido com a ajuda da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). Um dos diretores da entidade, Luís Mário Marinho esteve em Araçatuba no último dia 13 de abril para tirar dúvidas e explicar como será seu funcionamento.


FRENTE PARLAMENTAR
Dr. Alceu e Cesinha encabeçam outra iniciativa para unir as Câmaras: a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Regional. Nesse caso, o grupo é formado pelos presidentes do Legislativo das quatro maiores cidades: Araçatuba, Birigui, Penápolis e Andradina.

Essa união, que valoriza o trabalho do Legislativo, já resultou na criação de um projeto em comum, que é a proibição da comercialização de objetos furtados em cemitérios, o que dificulta o crime entre os municípios. Permitiu ainda a solicitação de benefícios para a região, entregues pessoalmente por Dr. Alceu, representando a Frente Parlamentar, ao governador Rodrigo Garcia durante visita a Araçatuba, no último dia 13.

"Quanto mais cidades da região se unirem nessas duas iniciativas, mais força teremos. Por isso, precisamos conscientizar nossos colegas parlamentares que essa é uma ação apartidária, que vai beneficiar a população", defende Dr. Alceu.

Texto e fotos: Assessoria do vereador Dr. Alceu - 23/05/2022
Tecnologia do Blogger.