Header Ads

Dr. Alceu homenageia Abrigo Ismael pelos 100 anos de fundação; assista

A Câmara de Araçatuba vai conceder o Diploma de Honra ao Mérito à União Espírita Paz e Caridade – Abrigo Ismael pelos 100 anos de fundação, comemorados no último dia 21. A honraria, aprovada na sessão de segunda-feira (19/04), é de autoria do vereador Dr. Alceu e será entregue em sessão solene.

Declarado de utilidade pública, o Abrigo Ismael presta uma assistência social de grande valia para o nosso município. Trata-se de uma instituição beneficente que funciona como lar de idosas carentes, com atendimento 24 horas, fornecimento de refeições, apartamentos individuais, equipe de enfermagem, serviço de nutricionista e assistente social.


HISTÓRICO
A União Espírita Paz e Caridade – Abrigo Ismael foi fundada em 21 de abril de 1921, completando 100 anos de existência. Teve como fundador um humilde lavrador, o senhor Gedeão Fernandes de Miranda, que na época, com apenas 20 anos de idade, iniciou a construção do lar, com as próprias mãos, na rua Marcílio Dias n.º 128, Bairro São Joaquim, e que até hoje permanece no local, muito ativa na área social abrigando hoje 21 senhoras idosas, com muito cuidado e dedicação, sendo um orgulho e destaque para a nossa Araçatuba.


O contingente de idosos hoje no Brasil vem aumentando e o envelhecimento da população brasileira é o reflexo da expectativa de vida, diante de melhoras no campo da saúde e na área psicossocial. Na década de 1940 para pessoas acima de 65 anos surgiu o termo "3ª idade", agora para idosos acima de 80 anos foi dado o termo “4ª idade".

A instituição União Paz e Caridade, conhecida como Abrigo Ismael busca garantir a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, e o atendimento neste serviço deve ser muito personalizado, prestado a idosa, que de alguma forma está impossibilitada de suprir sua subsistência com moradia, alimentação, saúde, cuidados pessoais e convivência familiar, tendo para isso, profissionais na área social, enfermagem, nutrição que trabalham de forma a oferecer orientação e direcionamento para que a equipe de serviço desenvolva as atividades de forma para que os objetivos da Instituição sejam alcançados.


Por ser caracterizada como uma ação continuada e que compõem a Rede de Proteção Social do município de Araçatuba, é imprescindível o estabelecimento tenha parceria com órgãos públicos, e também estabelecidos com empresas privadas, clube de serviços, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso, etc. e aqueles que contribuem para a efetivação das ações realizadas na instituição.

OBJETIVO GERAL
- Acolher e garantir a proteção integral às idosas, contribuindo para a preservação do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oferecer local fixo que comprove sua residência;
- Proporcionar às idosas acolhidas, cuidados com alimentação, higiene e saúde;
- Viabilizar maior qualidade de vida estimulando a autoconfiança e autonomia;
- Resgatar e fortalecer o vínculo familiar;
- Informar a família quanto à evolução e ocorrências com a idosa na instituição;
- Assegurar os cuidados e acompanhamento de saúde, oferecendo serviços de enfermagem na instituição;
- Preservar e respeitar sua privacidade, bem como sua individualidade;
- Promover a convivência entre os residentes de diversos graus de dependência, estimulando a amizade entre as acolhidas, através das atividades realizadas na instituição;
- Promover a integração Inter geracional, facilitando troca de experiências que possam melhorar e estimular o bem-estar de todas;
- Favorecer o surgimento e desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que façam escolhas com autonomia;
- Sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de uma maior participação na instituição.

Fotos: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara - 19/04/2021 e divulgação
Tecnologia do Blogger.